Frases cansadas no futebol

|
Tenho restrições aos adágios tipo "gotas de sabedoria" quando aplicadas ao futebol. Embora tenham muitas coisas boas em seus formatos, o ser humano teima em desvirtuar seu sentido de forma que se adapte a interesses pessoais, justificativas de erros, distorções de fatos ou simplesmente fugir de responsabilidades. Nesse momento de incerteza vivo pelo Avaí, vem à mente três delas.
"Criticar na crise é fácil"
Não, não é fácil, não. É horrível, principalmente quando percebemos que estas mesmas críticas surgiram lá nos momentos bons, quando a equipe cravava uma bela recuperação após a Copa, mas sem que os reforços necessários para a sua subsistência aportassem na Ressacada. Significa que nada foi feito desde então. Dizer que o elenco é limitado desde os primeiros dias de uma invencibilidade que durou 12 rodadas é complicado, até porque o torcedor prefere a fantasia com generosas camadas de otimismo. Isso sim é popular, simpático e de fácil aceitação.
Foto André Palma Ribeiro - Avaí FC
"Estava tudo certo e agora está tudo errado?"
Movido que é pelas paixões, o futebol sempre está sujeito ao céu e ao inferno num piscar de 90min. Embora uma vitória tenha o poder de jogar para debaixo do tapete um rosário de cavalisses, as críticas pelas derrotas não são bem digeridas quando surgem. Não se quer, pelo visto, que se tenha apenas um peso e uma medida para ambas as situações.
"É momento do pacto"
Das expressões do futebol, essa do subtítulo é a mais desesperadoramente desonesta. Surge para acobertar incapacidades via apelo à paixão do fã da bola. Mas é o que restou para a fase de insegurança em que o Avaí conseguiu se meter. O encontro de ontem dos torcedores catequizando os jogadores sobre a importância do acesso é bonito em sua essência, mas um placebo para os boleiros macacos velhos.
"Eu acredito"
Quando surge é porque a coisa está complicada. Apela-se para a fé, para a superação física e emocional, para a paixão interior dos jogadores (?) e para o autossugestionamento desse mantra pessoal. Acho que a tradução fiel da frase é: "Eu acredito que se eu acreditar, algo sobrenaturalmente vai acontecer". Não vou pronunciá-la pois dá um azar desgraçado, então troco por essa: senhores atletas do Avaí, 95%
do poder de exorcizar esse clima de baixo astral só depende de vocês!

Um comentário:

Sergio Nativo disse...

Criticar na crise é fácil, muito fácil porque o Avaí esta sempre em crise. Mesmo quando esta vencendo esta sempre criando problemas extracampo. A torcida tem moral, afinal o clube já passou por varias situações ruim e com apoio da torcida se superou. Mas é preciso que o time queira se ajudar. Coisa que não ocorreu o ano passado e que esse ano volta a ocorrer. Nessas horas é que a gente desanima. O torcedor vê toda sacanagem que o time esta fazendo em campo, deixa seu lazer e sua família em casa para ouvir papo de marmanjos e ainda cai no conto do vigário. Quem esta assumindo esses compromissos esta dando o melhor de si em campo, claro que não. Eles devem estar unidos, sim. Mas para não subir. Será que seremos o novo cavalo paraguaio Catarinense?

Postar um comentário