Avaí, muito curtido no quintal de casa

|
O portal Globo Esporte, em parceria com o Facebook, criou o Mapa das Curtidas dos clubes. Não é uma pesquisa de torcida, mas um "instantâneo" de cada equipe nas redes sociais. As informações levam em consideração as curtidas das páginas oficiais de 43 times brasileiros e podem ser de grande valia para se verificar a distribuição geográfica de uma parcela dos seus torcedores.
Como pode ser percebido no mapa acima, a concentração dos likes azurras se dá na Grande Florianópolis, com alguns focos em cidades um pouco mais distantes, num total de 47 municípios. Um dado muito importante é que em termos relativos - número de curtidas versus população local - a Capital fica na quarta colocação com 17,2% da preferência dos fãs digitais. Santo Amaro aparece em primeiro com 19,7%, seguido de Palhoça com 19,2% e Biguaçu com 18,3%.
Essas e outras cidades "coladas" a Florianópolis deveriam ser encaradas pelo Avaí como portas de entrada para toda Santa Catarina. Como a luz de um farol que ilumina mais a partir da lâmpada, transferindo sua luminosidade aos poucos e continuamente para áreas mais distantes, o clube deveria ter ações de relacionamento fixas nestas localidades. Chamo a atenção para isso desde o primeiro mês de vida do blog, no distante abril de 2009, mas de lá para cá pouco ou nada foi feito.
As camisas de homenagens aos municípios é simpática, uma boa ideia, mas sem um projeto profissional e continuado, nenhum fruto será efetivamente colhido no Estado. Se a Ressacada já não tem mais o mesmo público de antes, se as lojas vendem menos e a carteira de sócios-torcedores não passa dos 10 mil, já está na hora de reavaliar as verbas de  Marketing do clube.
Verbas geralmente minguadas, que engessam as boas ideias que surgem e que são imediatamente abandonadas em prol do único departamento que realmente importa aos "gestores": o de futebol.

Um comentário:

Guilherme disse...

Mostra isso para o gaúcho babaca da RBS...que não deu certo em lugar nenhum...

Guilherme Santos

Postar um comentário